13 agosto 2009

Deflação, salários reais

Pois é há muito tempo que não acontecia, mas estamos em deflação, quer isto dizer que os preços tendem a baixar e o desemprego a subir, é uma regra básica da economia.

Mas o minha atenção vai mais para a mudança do escudo para o euro e a inflação fantasma que se viveu nessa altura.

Antes pagar 50 escudos por um café (poderei dizer necessidade básica do povo português?) já era considerado um preço alto, agora pagamos 60 centimos e ninguem se lembra que esta a pagar 120 escudos.

Não será que a economia sofrer um grande abalo com a entrada do euro e agora está a tentar retomar o curso? Ajustando-se a preços reais? É que na verdade o salário real (salário comparativo com um cabaz de produtos essenciais) desceu nestes últimos anos e muito.

Pois, não sei bem o que anda a acontecer à economia mundial, mas a era da especulação imobiliária parece finalmente ter um fim anunciado, ou pelo menos, uma redução.

Mas, não posso esquecer que pelo menos enquanto o chico esperto, não seja totalmente abolido da mentalidade da sociedade, nunca iremos viver numa economia perfeita.

Conto que a estabilidade esteja para chegar mais dia menos dia, esperando que não seja demasiado tarde....

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous olharazul said...

Também me tenho apercebido de como os preços, incluindo os de bens essenciais escalaram e se multiplicaram, aquando da transição do escudo para o euro, e eu creio que, tal como tu dizes, a maioria das pessoas nem se apercebe desse grave problema, por uma razão ou por outra, acho que de certa forma nesse periodo toda a gente se baralhou um bocado acabando por não terem consciencia do que falamos, e eu falo por mim, só passado algum tempo, quando já estava plenamente ajustado ao euro é que comecei a ter a noção dessas alterações de preços..
Quanto à estabilidade economica, penso, e tenho esperança que as coisas estão, muito lentamente, a começar a recompor-se.. espero..

2:42 da tarde, agosto 15, 2009

 

Enviar um comentário

<< Home