17 outubro 2007

Falar em Publico....

falar em publico é coisa que me assusta, mas que já tive várias experiências que me fazem acreditar que sou capaz.

Há alguns anos atrás e por fazer parte da direcção de uma associação tive de obrigatoriamente esquecer o medo de falar em publico. Na altura dei formação, falava em plenário e apresentação projectos em anfiteatros, para publico nacional e internacional, sem contar as numerosas reuniões com empresários.

Mas esse medo apareceu uns bons anos antes quando no 7º ano estava em frente de uma turma e não consegui apresentar um trabalho de geografia, bloqueei, até então isso nunca me tinha acontecido pelo contrario até tinha facilidade e gostava bastante de falar em publico.

Mas, mais adiante e com a entrada na vida activa, o falar em publico foi sendo esquecido e era cada vez menos um falar em publico para passar a ser um falar em privado com 2 a 3 pessoas, coisa bastante normal a que qualquer pessoa se habitua.

Há coisa de 4 anos voltei a falar em publico, tinha de apresentar um projecto a empresas inteiras, e quando digo empresas inteiras, digo mesmo a todas as pessoas que trabalhavam nessas empresas, 20, 30, 40, 50 e por ai em diante. No inicio a voz não queria sair, mas há segunda situação já estava como peixe na agua e gostava da sensação de ter pessoas a ouvir o que eu tinha para dizer.

Há uns 2 anos fui convidada para falar numa sessão num seminário e fiquei nervosa até dizer chega, tinha medo de falar de coisas que não sabia, tinha medo que me fizessem perguntas que não sabia responder. Só sei que no final a sensação de vitoria, de concretização, de ensinamento era tanta que o sorriso estampado no rosto durou e durou e queria mais.

Mas para mim há 2 tipos de falar em publico, um profissional que me mete medo, mas que já sei que sou capaz e outro tipo, o de lazer que pratico desde sempre e continuo a praticar, por estar sempre a fazer parte de associações e porque mesmo junto de grupos de amigos ou familiares é a minha forma de estar.

Ontem, voltei a ter a possibilidade de falar em publico profissionalmente num novo projecto, é uma decisão que tenho de tomar na próxima semana. Não sei, mas certamente irei tomar a melhor decisão.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Madeira Inside said...

Épá!!!
Falar em público também é um problema para mim!!
Adoro defender um trabalho ou as minhas ideias a muito gente, quando assim o tem de ser. Mas o coração salta pela boca e os nervos são tão meus amigos nessas alturas....Vou começar agora na formação para formadores, o que me vai ajudar muito em perder esse "medo" de ter um vasto público a olhar para mim!!:))

E sim, devias vir à Madeira!
Isto para passar férias é ainda melhor!!!!

Bjs

1:21 da tarde, outubro 17, 2007

 
Blogger osbandalhos said...

Segundo as sondagens, para os americanos falar em público é o medo Nº1. A morte é o Nº2. A morte é o Nº2 !!!!
Como diz Seinfeld, num funeral, as pessoas preferiam ser o morto, do que ler o epitáfilo.

9:04 da manhã, outubro 18, 2007

 
Blogger neva said...

natalie- eu tb sinto isso , mas depois tudo passa. eu tb já fiz esse curso, ajuda, mas na verdade só com a experiência de falar e falar em publico é que esta sensação vai passando mais

osbandalhos- hehe essa é boa hehe

10:02 da manhã, outubro 18, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home