17 dezembro 2007

Medicos segundo a produtividade

Noticia

Cá parece que vai haver mudança na forma de remunerar os médicos, passarão agora a receber segundo a produtividade, sendo que a produtividade é medida pelo numero de consultas e operações.

isto de medir a produtividade tem mais que se lhe diga e não me parece que esta forma seja a mais correcta. Afinal uma consulta pode demorar muito tempo, como também pode ser muito rapida tudo depende no caso do paciente e o mesmo acontece com as operações. A verdade é que a relação tempo|quantidade não me parece uma boa forma de avaliar os médicos, afinal falamos em saude, onde fica a qualidade?


Qualidade ----Tempo ---- Quantidade-----Qualidade

A relação existente estes estes 3 factores é importante para analisar o que quer que seja trabalho. Sendo igualmente verdade que não se pode ter os 3 ao mesmo tempo. Então trata-se de uma questão de escolha e decisão. No meu entender a saude deve ser vista sempre

na óptica da qualidade e depois na melhor conjugação dos 2 restantes factores, embora pense que aqui o menos importante seria a quantidade. Mas entendo que é muito difícil medir a qualidade.

Bem de qualquer forma o importante é melhorar os serviços prestados e valorizar quem realmente marca a diferença, por isso força, toca a ir em frente e depois vai-se ajustando o processo de avaliação consoante os resultados e as dificuldades existentes.

Etiquetas:

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois a mim até me parece uma boa ideia. Porque não avaliar os médicos? Afinal não somos todos avaliados nas nossas vidas. Claro que se tem de ter em conta os critérios de avaliação e certas coisas nem se devem por em causa como a qualidade de atendimento.
De qualquer maneira tabém não poderemos dizer que perdemos muito, afinal hoje em dia o atendimento prestado pela maioria dos serviços pertencentes ao SNS são maus e não servem o utente, por isso vamos ter esperança que aos poucos os serviços melhorem. Se não já sabem trabalhem mais umas horas por dia para pouparem guito, para quando precisarem de ir ao médico pagarem no privado.
Atenciosamente da
DV

10:57 da manhã, dezembro 17, 2007

 
Blogger neva said...

diaba- avaliar sim mas quais os melhores critérios?

12:23 da tarde, dezembro 17, 2007

 
Anonymous Anónimo said...

Essa é a grande questão. Que tal uma medição de tudo. Quantos doentes tratou, como foram tratados, grau de satisfação dos doentes etc...,. Agora também não me venham com a conversa que não podem ser avaliados, porque uma consulta pode durar mais ou menos. Quantas vezes assistimos a médicos que nem para a cara do doente olham.

1:50 da tarde, dezembro 17, 2007

 
Blogger serotonina said...

E não é a mesma coisa com os professores? Se nós pudemos ser avaliados e acho muito bem que sejamos por que razão os médicos não podem? Quanto aos critérios, existem muitos parâmetros que podem ser alvo de avaliação, não tem de ser necessariamente se o doente se curou ou não. Eu posso reprovar um aluno e ter sido uma excelente professora.
a questão social que torna os médicos intocáveis tem de ser ultrapassada pois se todos fazemos esforços para que supostamente o país possa desenvolver, não há uns mais iguais que outros.

10:05 da manhã, dezembro 18, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home