14 fevereiro 2007

Parlamento

Agora que o referendo já passou é tempo de o nosso parlamento por mãos à obra. Imagino que 1º será necessário legislar e só depois poderão ser criadas as condições para a que a lei se aplique. Os portugueses passaram a estar na expectativa de ver o que se passa.

No meu entender, agora é necessário para além de legislar, criar condições e mais ainda mecanismos de acompanhamento às mulheres durante a fase pré aborto, só assim vejo que seja possível mudar mentalidades e comportamentos.

Eu estava com dúvidas que o referendo passa-se, imaginava que os portugueses ainda não estariam preparados, mas ainda bem que me enganei. Sei que com estes passos cada vez fica mais perto a legislação de outras leis igualmente importantes.

Mas no dia-a-dia ainda continuo a ver situações e comportamentos que gostaria já não ver. Num século em que o que mais se ouve falar é de cidadania, ambiente, responsabilidade social, etc. é-me difícil continuar a ver a falta de cidadania que os portugueses demonstram ter.Quando falo nisto, estou a falar de simples actos, como o não cuspir para o chão, o pedir facturas, facilitar o fluidez do transito, não deitar lixo para chão e uma série de outros comportamentos que nunca mais param.Não entendo como pode um português falar mal do seu pais e depois nada fazer para o melhorar. Não entendo como as pessoas falam falam e depois quando se lhes diz para ter comportamentos de cidadania, ficam a olhar para nós como se fossemos bichos raros.

Quando dizemos que pagamos muito de impostos e que outros não pagam, não nós lembramos que nós próprios deixamos que isso aconteça dia após dia, hora após hora, só porque não pedimos facturas/recibos. Ou que se gasta muito dinheiro em gastos desnecessários e depois deitamos papeis para o chão, para que outro tenho de fazer esse trabalho por nós.Mas, o que ainda me é mais difícil de entender é como determinados pais, em frente dos filhos em idade de aprendizagem tenham comportamentos anti-cidadania e ainda felicitem os filhos pelo menos tipo de comportamentos.


Afinal a quem queremos enganar, dizendo que queremos ser desenvolvidos?? Como pode isso acontecer numa sociedade onde impera a lei do Chico esperto que engana o outro e ainda leva logros por tal feito?

Enganar, burlar, roubar, extorquir, chantagear, dominar, aproveitar, injustiçar, incriminar, são todas elas acções que em Portugal são socialmente aceites e que denotam a falta de cultura e educação geral dos portugueses.

Eu quero muito viver neste pais mas também quero ver que ele evolui, por isso mesmo não desisto de lutar contra a maré, sensibilizando e tomando comportamentos de cidadania.


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Saramaga

Aqui estão alguns pensamentos mesmo profundos, fizeste tudo sozinha? Estou a brincar, tou contigo mana. jocas

9:57 da manhã, fevereiro 14, 2007

 
Blogger neva said...

saramaga- quando fores a comentar podes usar o other assim podes colocar o teu nick no name e o teu blog no your web page

10:01 da manhã, fevereiro 14, 2007

 
Blogger despertando said...

A esperança é a última a morrer.

4:22 da tarde, fevereiro 15, 2007

 
Blogger despertando said...

Toma lá um beijo .... chuack

4:23 da tarde, fevereiro 15, 2007

 
Blogger neva said...

um beijo pra mim um beijo pra ti ola ola e a vida sorriiiiiiiiiiiiiii gracias

6:36 da tarde, fevereiro 15, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home