11 maio 2006

Hoje falo de IRS

Como uma grande parte dos contribuintes portugueses, também eu passo recibos verdes (rendimentos categoria B), para além de ter rendimentos da categoria A (trabalhador dependente). O que significa que só tenho de entregar o Imposto, ou seja a declaração, até dia 12 deste mês.
Entreguei ontem, embora já tivesse a declaração electrónica preenchida há mais de 3 semanas. Tinha uma única dúvida, englobar ou não os rendimentos da categoria B na categoria A......

Declaração electrónica é um show, à 3 anos atrás achei o máximo que o estado nos desse a hipótese de não estar em filas à espera e decidi aderir. Claro que aderi, no ano anterior tinha pago multa de 5.000$00 por não querer estar nas filas.
Hoje as declarações electrónicas até permitem fazer simulações e saber se no final recebemos ou pagamos e quanto.
Para o caso de contribuintes de categoria A tudo bem, é possível fazer a simulação certinho.Mas... E porque há sempre um mas. O problema está quando, como eu, não sabemos o que é melhor - englobar ou não os rendimentos da categoria B na categoria A. O que se pensa? -Vou fazer duas simulações e fico a saber.

Pois bem, não é possível fazer simulações englobando os rendimentos na categoria B. Como sei? Porque há 3 semanas que o tento fazer e nunca consegui.

A pessoa faz a simulação não englobando e fica a pensar, como seria.... A questão não fica por aqui.

Vamos imaginar que o rendimento da categoria B é de 500€, só a uma entidade, foi o primeiro ano que se deve recibos e só se começou a passar recibos quase no final do ano. Ora bem, para este caso é bom englobar os rendimentos porque só se paga imposto sobre 500€, caso se opte por não englobar, paga-se imposto sobre o valor mínimo do escalão que é bastante superior (mais coisa menos coisa 2.500€).
No ano seguinte temos um ano inteiro de recibos a uma única entidade, no total de 3.000€. Faz sentido não englobar os rendimentos porque assim só serão feitas as contas sobre 65% do valor (3.000€). Mas há um problema, a lei diz que quando optamos por englobar os rendimentos, temos que o fazer durante 3 anos consecutivos. Qual é o contribuinte comum que sabe isto??? Praticamente ninguém. E o pior é que se entregamos a declaração a dizer que não queremos englobar, o software deixa.

No eu entender o governos nesta matéria age de má fé. Porque não permite fazer a simulação e porque depois obriga a seguir uma forma de apuramento do imposto que pode prejudicar o contribuinte em muitos €€€€€.


---------

Já agora e porque estamos a conversar, porque é que quando devemos ao estado e não pagamos logo temos de pagar com juros, mas o estado nunca paga com juros????

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou clandestinamente na internet...supostamente devia tar na org d1 workshop..mas enquanto os participantes n chegam...:P
li na diagonal, mas o irs chamou-me à atenção, pois amanha sem falta (tb é o ultimo dia!! lol) tenho de o preencher!lol

2:02 da tarde, maio 11, 2006

 
Blogger neva said...

indigo- força e atenção porque devem estar n pessoas a enviar pode o software não trabalhar bem, tenta enviar a horas de menos trafico.boa sorte

3:23 da tarde, maio 11, 2006

 
Blogger Nina said...

Ai mujer, que me has confudido los neurónios! Eu para estas coisas sou mesmo uma nulidade. Esta cabecinha bonita só serve mesmo para usar caracois (gaba-te cesto...)

10:18 da tarde, maio 15, 2006

 
Blogger Nina said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:18 da tarde, maio 15, 2006

 
Blogger neva said...

nina- calma calma que tu tens cabeça para entender :)

2:34 da tarde, maio 16, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Lol...eu consegui enviar o irs, mas a minha irmã nao..o servidor das finanças n aguentou! Só em portugal!grrrr lol

1:42 da tarde, maio 17, 2006

 
Blogger neva said...

indigo- boa, eu este ano vou ter de pagar grrrrrr

11:04 da manhã, maio 18, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home